Sensuum

O desafio de envelhecer

O envelhecimento da população é uma realidade que se tem acentuado mundialmente e sobretudo nos países desenvolvidos, sendo um dos maiores desafios para as sociedades do Séc. XXI, com consequências a nível político, económico e social.


O processo do envelhecimento acontece ao longo do ciclo de vida, desde que nascemos, crescemos, desenvolvemos e é uma temática de conhecimento multidisciplinar, no sentido em que o Ser Humano é um Ser Biopsicossocial. 


Em Portugal vive-se com mais anos do que a média da União Europeia (EU), atualmente a esperança média de vida é de 81,3 anos, enquanto a média da UE é de 80,9 anos. Mas, por cá, vive-se com menos qualidade de vida. As desigualdades sociais, as desigualdades na saúde, os menores rendimentos ou os níveis de escolaridade mais baixos dos portugueses podem ser os fatores na base deste problema.


Desta forma e com o progressivo envelhecimento da nossa sociedade e o aumento da longevidade, as questões relacionadas com o processo de envelhecimento adquiriram um maior interesse e uma maior preocupação, pois acarretam desafios para os indivíduos, para as famílias e para a sociedade em geral.


Novas ações e respostas políticas têm que ser urgentemente formuladas e implementadas, de forma a reverter o padrão atual, caso contrário teremos uma sociedade muito envelhecida, entristecida, pouco ativa e com fraca qualidade de vida.


A forma como optarmos por tratar este desafio e maximizar as oportunidades de uma crescente população Maior, determinará se a sociedade colherá ou não os benefícios gerados pelo envelhecimento populacional.


A Sensuum agarrou esta oportunidade. 


Tratará de igual forma os cidadãos Maiores, com novas respostas que irão ao encontro das suas necessidades, respeitando a sua individualidade. Cada Ser Humano é um Ser Único. Cada um tem as suas específicas características enquanto pessoa.


Assim, a Sensuum aceitou o desafio do envelhecer de forma mais ativa e saudável, provocando a mudança na sociedade e a mudança cultural de envelhecer triste, sozinho e isolado.


Os Maiores, em todos os lugares, devem envelhecer com dignidade e segurança, desfrutando da vida através da plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.


Esta é a receita e estamos convosco para provocar uma Mudança Social em benefício de todos nós!


Tânia Coelho

Co-Fundadora / Diretora Técnica Sensuum

Scroll to Top

Newsletter

Receba informação atualizada sobre a Sensuum e os apoios em curso.

*Caso já se tenha subscrito à nossa Newsletter, não irá aparecer o Formulário.
Obrigado pela preferência!*