A expressão regulação emocional designa a capacidade demonstrada por cada pessoa de controlar as suas reações emocionais (neurofisiológicas ou bioquímicas, comportamentais ou cognitivas) quando colocada em situações que as possam provocar. Neste campo importa referir que o adulto desempenha um papel crucial.
É tão importante elogiar a criança e recompensá-la como controlar e impor limites ao comportamento inadequado. Em todo este processo é importante ter expectativas realistas e dar ordens adequadas à idade da criança.
Neste workshop irá aprender as boas práticas sobre como promover competências sociais e emocionais na criança e formas de ajudá-la a ter sucesso na vida.
Destinatários
Este workshop destina-se a pais, avós, professores/as, educadores/as de infância, auxiliares de ação educativa, estudantes e a qualquer pessoa interessada na temática.
O que vai aprender?
No final do workshop, os/as participantes deverão ser capazes de promover competências sociais e emocionais na criança, bem como desenvolver formas de ajudá-la a ter sucesso nos diferentes contextos em que se insere.
MÓDULO 1:
Regulação Emocional
• O que é a regulação emocional?
• A que ritmo a criança aprende a gerir as suas emoções?
• Formas de ajudar a criança.
MÓDULO 2:
Tempo de “pausa”, um espaço para acalmar
MÓDULO 3: Recompensas concretas, incentivos e limites
•Estabelecer objetivos;
•Escolher recompensas;
•Reduzir o número de ordens.
Objetivos Específicos
Os/as participantes deverão adquirir um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam, no final do workshop:
•Definir regulação emocional;
•Valorizar as emoções e as respostas emocionais da criança;
•Demostrar à criança a importância de falar sobre os seus sentimentos;
•Empregar o tempo de pausa para o comportamento destrutivo.