Úlceras de Pressão (da teoria à prática)

Início a 14 de Setembro

Introdução

O aparecimento de doenças crónicas condicionam a vida de qualquer ser humano, aumentando o seu nível de dependência, que nem sempre se traduz em qualidade de vida. As feridas, e em particular as úlceras por pressão, representam uma dessas consequências e um sério problema de saúde.
As úlceras por pressão têm repercussões tanto a nível físico como psicossocial, representando quase sempre uma limitação na qualidade de vida. A um nível mais amplo, tem consequências socioeconómicas, pois a sua abordagem envolve elevados custos materiais e humanos.
Perante esta complexidade, é desejável que todos os cuidadores e/ou familiares possuam conhecimentos teóricos e técnicos que permitam a prestação de melhores cuidados de saúde.

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a cuidadores formais e informais, auxiliares de ação direta, profissionais da área da saúde e a todas as pessoas que pretendam adquirir conhecimentos na área.

O que vai aprender?​

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de prevenir as úlceras por pressão, nos vários contextos de cuidados de saúde.

Etiologia das úlceras por pressão

Prevenção/Tratamento das úlceras por pressão

Consequências das úlceras por pressão

Objetivos Específicos desta formação

Os/as e-formandos/as deverão adquirir um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam, no final da formação: 

  • Enunciar os agentes etiológicos das úlceras por pressão; 
  • Definir os fatores de risco para o aparecimento das úlceras por pressão; 
  • Identificar os diferentes tipos de posicionamento para a prevenção das úlceras por pressão; 
  • Descrever as consequências negativas das úlceras por pressão.

Pré Inscreva-se

Sensuum - todos os direitos reservados

Scroll to Top
Scroll to Top
Chat
1
Scan the code
Olá!
Podemos ajudar?