O Plano Individual (PI) é um instrumento formal que tem em vista organizar e operacionalizar as respostas do equipamento social às necessidades, expectativas e potencialidades que foram identificadas juntamente com o idoso. O PI deve ser personalizado de acordo com os valores do idoso, sendo que na sua elaboração deve existir uma participação ativa do próprio e seus significantes (Segurança Social, 2007).
A elaboração de um Plano Individual bem-estruturado, é fundamental para uma prestação de cuidados de qualidade e respostas adequadas à população idosa. Além disso, importa ressalvar que o Plano Individual constitui um requisito normativo fundamental em Respostas Sociais.
Destinatários
Esta ação de formação destina-se a estudantes e profissionais das áreas das ciências sociais e humanas, educação social ou saúde, que desempenhem ou possam vir a desempenhar funções em respostas sociais para pessoas idosas.
O que vai aprender?
No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de elaborar um Plano Individual para a Pessoa Idosa de acordo com as orientações legais.
Módulo 1: Plano Individual do Idoso
Módulo 2: Avaliação das necessidades e potenciais do/a idoso/a
Módulo 3: Etapas de construção
Módulo 4: Monitorização e Avaliação
Objetivos Específicos desta formação
Os/as e-formandos/as deverão adquirir um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam, no final da formação:
– Descrever a importância do plano individual;
– Avaliar as necessidades e potenciais da pessoa idosa;
– Identificar as etapas de elaboração do plano individual da pessoa idosa;
– Enunciar as tarefas de monitorização e avaliação.