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Planos Individuais na Infância (da conceção à avaliação)

Enquadramento

O Plano Individual (PI) é um instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades e expectativas da criança e da sua família. É elaborado tendo por base o conjunto de necessidades da criança.
O trabalho em rede e em parceria constitui-se como uma estratégia pertinente para a operacionalização do Plano Individual. Este é avaliado e revisto, sempre que necessário e no mínimo, duas vezes por cada período a que se reporta, através do envolvimento de todos os interlocutores (educadores de infância, ajudantes de ação educativa, família, outros colaboradores (internos ou externos) tendo em consideração a faixa etária e o respetivo ritmo individual do desenvolvimento da criança.

Conteúdos programáticos

M1: Plano Individual da criança
• Enquadramento legal e normativo;
• Estrutura e conteúdo do PI de acordo com os manuais da qualidade do ISS.

M2: Instrumentos de diagnóstico das competências da criança

M3: Etapas de construção
• Análise de necessidades;
• Definição de metas e objetivos;
• Implementação;
• Avaliação.

M4: Monitorização e Avaliação

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a Técnicos de IPSS e Privados, Educadores de Infância, Psicólogos, Ajudantes de Ação Educativa, Técnicos da área infantojuvenil e a qualquer outra pessoa interessada na temática.

Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de elaborar um Plano Individual da criança de acordo com as orientações legais e normativas.

Observações

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