O desenho é essencial para o desenvolvimento da criança porque além de ser uma forma de comunicação, é uma atividade muito divertida e entusiasta. É por esta via que a criança começa por expressar os seus sentimentos, suas ideias e as suas vontades, sobretudo quando ainda não é capaz de se expressar pela via da linguagem oral e escrita.
Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, exteriorizando as suas visões acerca do mundo. O desenho infantil também possibilita perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os seus interesses.
M1: O Desenho no Desenvolvimento da Criança
M2: Evolução do Grafismo Infantil
M3: Desenhos mais Comuns
M4: A Atitude da Criança enquanto Desenha
M5: Formas de Interpretar
– Ordem do Desenho
– Material Usado
– Cores
– Dimensão do Desenho
– Pressão na Folha
– Traços
– Distribuição no Papel
M6: Desenhos Repetidos
M7: Como o Profissional pode Identificar Pensamentos e Sentimentos da Criança através do Desenho
M8: Avaliação Psicopedagógica através do Desenho
M9: Relatórios Clínicos e Resultados
Esta ação de formação destina-se a profissionais e estudantes de Psicologia e Educação, com habilitações mínimas de 12.º ano, e outros que se interessem pela temática.
No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de interpretar desenhos realizados por crianças em diferentes fases de desenvolvimento.
Sessões sincronas e assíncronas.
Certificação de acordo com a legislação em vigor