A pessoa idosa apresenta uma redução do número de células nervosas, assim como uma diminuição na velocidade de condução do estímulo nervoso, afetando o normal funcionamento das funções cerebrais da pessoa, ou seja, a sua capacidade de memorização, concentração, coordenação, atenção, resolução de problemas, entre outras. A estimulação cognitiva desempenha um papel muito importante, pois desacelera este processo e mantém o sistema nervosos central a trabalhar de forma correta durante toda a vida.
M1: Processo de envelhecimento e as suas modificações
M2: A importância de estimular as funções cognitivas
M3: A individualidade da pessoa idosa
M4: Exercícios/atividades individuais de estimulação cognitiva
M5: Exercícios/atividades em grupo de estimulação cognitiva
Esta ação de formação destina-se a dirigentes, diretores/as técnicos/as de IPSS ou ONGs, animadores/as socioculturais, auxiliares de serviços, agentes em geriatria, gerontólogos/as, educadores/as sociais, psicólogos/as, técnicos superiores de educação e reabilitação, psicomotricistas e outros agentes da área social.
No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de usar ferramentas de estimulação cognitiva, individualmente e em grupo, com pessoas idosas.