Sensuum


Impacto do confinamento na saúde mental da pessoa idosa



ÁreaTrabalho Social e Orientação
Data de início10/05/2021
Data de fim31/05/2021
Duração25 horas
HorárioDas 19h às 23h
LocalOnline
Investimento -


Enquadramento

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a taxa de mortalidade do designado covid-19, é tanto maior quanto mais elevada for a idade. Tendo Portugal um Índice de Envelhecimento elevado, obriga a que se por um lado, estes idosos têm de ser cuidadosamente protegidos, por outro, serão o grupo cujo distanciamento social poderá ter maior impacto na sua saúde física, mental e cognitiva.
O confinamento social, obriga a mudanças nas rotinas diárias, adaptação a novas rotinas e à ausência de contato direto com familiares, que se constituem, para muitos idosos, como uma rede promotora do seu bem-estar.
Por outro lado, é amplamente conhecido a dificuldade deste grupo etário em aceitar e adaptar-se a mudanças. Estas podem revelar-se promotoras do aparecimento de stress, angústia, desmotivação e desinteresse pela vida, levar à imobilidade com consequente deterioração da sua saúde física e mental.
Este é o momento de unir esforços individuais e coletivos a fim conter esta pandemia e simultaneamente mitigar impactos negativos que esta medidas possam trazer à vida dos idosos.


Conteúdos programáticos

M1. Saúde mental e recursos
M2. Psicopatologia da pessoa idosa
M3. O confinamento na pessoa idosa
M4. Recursos comunitários de apoio
M5. Estratégias de intervenção


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a pessoas ativas empregadas (com habilitações mínimas de 4.º ano) e desempregadas à menos de um ano (com habilitações mínimas de 12.º ano de escolaridade), residentes na zona Norte de Portugal Continental.


Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes implementar medidas que contornem os impactos negativos do confinamento, na saúde mental da pessoa idosa.


Observações

Esta ação de formação não tem qualquer custo para o/a e-formando/a.
Nas ações pós-laboral, o/a e-formando/a receberá o valor de 4.77€ por dia de formação assistido, com um mínimo de 3h.

Scroll to Top