Sensuum


Gestão do Stress nas Organizações Sociais



Área Desenvolvimento Pessoal
Data de início 12/07/2021
Data de fim 17/08/2021
Duração 20 horas
Horário Sessões síncronas e assíncronas
Local Online (Plataforma E-Academy e ZOOM)
Investimento 79 €


Enquadramento

O stress laboral entende-se como sendo uma resposta psicológica e física que acontece quando as exigências do trabalho não se ajustam às capacidades, recursos ou necessidades do/a colaborador/a. Se este for intenso e, por vezes duradouro, pode incitar problemas de saúde física e mental.
Na Europa, o stress destaca-se como o segundo mais frequente problema relacionado com o trabalho (depois das perturbações músculo-esqueléticas), com 51% dos/as trabalhadores/as a mencionar ser comum o stress laboral na sua organização e 4 em cada 10, aludem que o problema não é gerido da melhor forma, EUOSHA (2015).
Assim, o impacto negativo do stress manifesta-se não só no domínio da saúde, mas também na produtividade do/a colaborador/a. Exteriorizações como a angústia, a desmotivação, a incapacidade, o sub-rendimento, o mau desempenho, a produtividade insatisfatória e o reduzido envolvimento no trabalho e na vida real, são exemplos em que o stress pode estar presente.
As entidades empregadoras têm de intervir neste domínio e encontrar o equilíbrio na equipa. Fruto das vivências dos últimos anos, com a Pandemia a que se assiste, os/as colaboradores/as das organizações sociais necessitam de apoio para se reestabelecerem emocionalmente, pois os tempos conturbados e difíceis perduram e o impacto na saúde mental é notório.


Conteúdos programáticos

M1: O papel da pessoa cuidadora em contexto formal e informal
M2: Desgaste emocional de profissionais das organizações sociais e bem-estar
M3: O burn-out: da prevenção à intervenção
M4: O papel das organizações na gestão de stress dos/as profissionais: boas práticas
M5: Intervenção psicossocial na gestão do stress: estratégias e práticas


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a Dirigentes e Técnicos/as de IPSS e Privados, Enfermeiros/as, Psicólogos/as, Sociólogos/as, Gerontólogos/as, Animadores/as, Educadores/as, Nutricionistas, Dietistas, Cuidadores e outros que se interessem pela temática.


Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de gerir o stress nas organizações sociais.


Observações

Os/as e-formandos/as deverão ter acesso a computador com colunas de som, microfone, webcam e ligação à Internet, para as sessões síncronas.

Scroll to Top

Newsletter

Receba informação atualizada sobre a Sensuum e os apoios em curso.

*Caso já se tenha subscrito à nossa Newsletter, não irá aparecer o Formulário.
Obrigado pela preferência!*