Sensuum


Estratégias para lidar com crianças e jovens, nas diferentes fases de desenvolvimento



Área Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Data de início 31/05/2022
Data de fim 28/06/2022
Duração 25 horas
Horário das 19h00 às 22h30 ou 23h00
Local Online (Plataforma E-Academy e ZOOM)
Investimento -


Enquadramento

A infância é o período de desenvolvimento do ser humano em que ocorrem as mudanças mais rápidas e mais importantes. No dia-a-dia os pais são confrontados com diversas situações relacionadas com a educação dos seus filhos. No entanto, a maior parte dessas situações são próprias do desenvolvimento da criança. Ajudar a criança ou o jovem a aprender e a cumprir as regras sociais faz parte do papel dos pais, sem que isso impeça uma relação de proximidade entre ambos.

Da infância à adolescência, é muito rápida a velocidade com que se processa o crescimento físico, cognitivo, comportamental e emocional. Sendo por isso importante que os pais tenham uma noção dos problemas e das dificuldades que poderão enfrentar e das linhas orientadoras a ter em mente para os prevenir e resolver.


Conteúdos programáticos

M1: Desenvolvimento de crianças e jovens
• Desenvolvimento cognitivo
• Desenvolvimento da linguagem
• Desenvolvimento sócio-afetivo

M2: Características específicas do desenvolvimento de crianças e jovens
• Primeiros comportamentos sociais;
• Contexto escolar e pré-escolar: implicações nos comportamentos sociais;
• O adulto como modelo de referência;
• A influência da internet no desenvolvimento das crianças e jovens;
• Desafios da sexualidade e relação com pares.

M3: Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens

M4: Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta

M5: Papel da família na mediação de comportamentos

M6: Adolescência
• Particularidade de género
• Adaptação e inserção
• Fatores de desvios
• Estratégias de comunicação


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a pessoas ativas empregadas, com habilitações mínimas de 6.º ano de escolaridade, e desempregadas, com habilitações mínimas de 12.º ano, residentes na região Norte de Portugal Continental.


Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão saber identificar estratégias para lidar com crianças e jovens, nas diferentes fases de desenvolvimento.


Observações

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