Sensuum


Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações Sociais



Área (Geral)
Data de início 13/09/2021
Data de fim 20/12/2021
Duração 100 horas
Horário das 19h às 22h ou das 23h
Local Viana do Castelo
Investimento -


Enquadramento

As organizações sociais têm uma personalidade jurídica distinta, democraticamente organizadas, com o propósito de satisfazer as necessidades dos seus membros, que geram bens ou serviços não lucrativos, em que os eventuais lucros obtidos da atividade não são apropriados pelos agentes económicos, mas reinvestidos na própria entidade.
Nas organizações sociais, as pessoas são a razão da sua existência e o motor de funcionamento das mesmas. Assim, quando se gerem estas organizações, não se podem centrar preocupações apenas na gestão de recursos humanos, mas também em gestão de pessoas.
Pretendemos que a gestão de Recursos Humanos não seja centrada apenas na estratégia da organização, mas na gestão de pessoas vai mais além e preocupa-se com a harmonização de interesses, promovendo a conciliação entre as metas pessoais e profissionais e os objetivos institucionais.
“É quase exclusivamente no fator humano que reside o valor acrescentado da prestação de serviços aos utilizadores/clientes externos.” (Parente, 2013, p. 307), por isso é de extrema importância existirem colaboradores envolvidos, motivados, empenhados e a sentirem-se parte integrante da entidade, acrescido do sentimento de realização pessoal e profissional.


Conteúdos programáticos

PARTE I – Gestão de Recursos Humanos | 50 horas
(com base na UFCD 5438)

MÓDULO 1: Introdução à Gestão de Recursos Humanos
• Políticas de recursos humanos
• Planeamento dos recursos humanos, de acordo com os normativos existentes
• Modelos e estratégias de gestão de recursos humanos

MÓDULO 2: Práticas de Gestão Recursos Humanos
• Análise de tarefas e funções
• Recrutamento e seleção
• Processos de admissão e manual de acolhimento
• Recompensas e remunerações
• Gestão e avaliação de desempenho
• Formação interna e externa dos recursos humanos
• Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
• Gestão de carreiras
• Processo dos colaboradores
• Interação entre as pessoas e as entidades sociais

MÓDULO 3: Direito do Trabalho e Contrato Coletivo de Trabalho
• Conceito e princípios gerais
• Direitos e deveres das partes
• Contrato Coletivo de Trabalho aplicável ao setor da social

MÓDULO 4: Contrato de Trabalho e Prestação de Serviços
• Elementos essenciais a um contrato
• Formas de cessação
• Condições de celebração e caducidade do contrato de trabalho a termo
• Prestadores de serviço
• Duração e organização do tempo de trabalho: férias e faltas
• Horários de trabalho por turnos
• Vicissitudes contratuais


PARTE II – Organização das Pessoas e Gestão do Tempo | 25 horas
(com base na UFCD 0382)

MÓDULO 5: Organização do trabalho
• Técnicas de gestão do tempo
• Organização do dia de trabalho
• Inventariação e distribuição de tarefas
• Regras básicas de organização de pessoal

MÓDULO 6: Gestão do tempo de trabalho
• Auto-avaliação na gestão do tempo
• Definição e gestão de prioridades
• Caracterização das tarefas importantes vs prioritárias
• Utilização de check-lists
• Gerir o tempo de trabalho, por turnos
• Melhoria do desempenho


PARTE III – Gestão de Equipas de Trabalho | 25 horas
(com base na UFCD 7844)

MÓDULO 7: Liderança e Coordenação de Equipas
• Problemática da liderança
• Competências de liderança
• Estilos de liderança e coordenação adaptados às equipas
• Comunicação com assertividade nas equipas
• Motivação da equipa para um desempenho de excelência
• A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança e coordenação

MÓDULO 8: Trabalho em Equipa
• Trabalho em equipa
• Constituição das equipas de trabalho
• Relações de trabalho entre a equipa e com o/a líder
• Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
• O relacionamento dos elementos da equipa
• A excelência no trabalho em equipa

MÓDULO 9: Gestão de conflitos
• Origem e fontes de conflito
• Como lidar com os desacordos e conflitos
• Consequências dos conflitos
• Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
• Orientação da equipa para a mudança


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a pessoas ativas empregadas e desempregadas à menos de um ano, com habilitações mínimas de 12.º ano de escolaridade, residentes na zona Norte de Portugal Continental.


Objetivos

No final da formação, os/as formandos/as deverão ser capazes de gerir pessoas nas organizações sociais.


Observações

Em condições de segurança

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