Sensuum


Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações Sociais



ÁreaEnquadramento Organização/Empresas
Duração100 horas
HorárioDas 19h às 23h
LocalOnline
Investimento280 €


Enquadramento

As organizações sociais têm uma personalidade jurídica distinta, democraticamente organizadas, com o propósito de satisfazer as necessidades dos seus membros, que geram bens ou serviços não lucrativos, em que os eventuais lucros obtidos da atividade não são apropriados pelos agentes económicos, mas reinvestidos na própria entidade.
Nas organizações sociais, as pessoas são a razão da sua existência e o motor de funcionamento das mesmas. Assim, quando se gerem estas organizações, não se podem centrar preocupações apenas na gestão de recursos humanos, mas também em gestão de pessoas.
Pretendemos que a gestão de Recursos Humanos não seja centrada apenas na estratégia da organização, mas na gestão de pessoas vai mais além e preocupa-se com a harmonização de interesses, promovendo a conciliação entre as metas pessoais e profissionais e os objetivos institucionais.
“É quase exclusivamente no fator humano que reside o valor acrescentado da prestação de serviços aos utilizadores/clientes externos.” (Parente, 2013, p. 307), por isso é de extrema importância existirem colaboradores envolvidos, motivados, empenhados e a sentirem-se parte integrante da entidade, acrescido do sentimento de realização pessoal e profissional.


Conteúdos programáticos

PARTE I – Gestão de Recursos Humanos

MÓDULO 1: Introdução à Gestão de Recursos Humanos
- Políticas de recursos humanos
- Planeamento dos recursos humanos, de acordo com os normativos existentes

MÓDULO 2: Técnicas de Gestão Recursos Humanos
- Análise de tarefas e funções
- Recrutamento e seleção
- Processos de admissão e manual de acolhimento
- Recompensas e remunerações
- Gestão e avaliação de desempenho
- Formação interna e externa dos recursos humanos
- Gestão de carreiras
- Processo dos colaboradores

PARTE II – Função Pessoal – Legislação Laboral

MÓDULO 3: Função Pessoal
- Conceito, objetivos, tarefas e interação entre pessoas e organização

MÓDULO 4: Direito do Trabalho e Contrato Coletivo de Trabalho
- Conceito e princípios gerais
- Direitos e deveres das partes

MÓDULO 5: Contrato de Trabalho e Prestação de Serviços
- Elementos essenciais a um contrato
- Formas de cessação
- Condições de celebração e caducidade do contrato de trabalho a termo
- Prestadores de serviço
- Duração e organização do tempo de trabalho: férias e faltas
- Vicissitudes contratuais

PARTE III – Organização das Pessoas e Gestão do Tempo

MÓDULO 6: Organização do trabalho
- Técnicas de gestão do tempo
- Organização do dia de trabalho
- Inventariação e distribuição de tarefas
- Regras básicas de organização de pessoal
- Horários de trabalho, por turnos

MÓDULO 7: Gestão do tempo de trabalho
- Auto-avaliação na gestão do tempo
- Definição e gestão de prioridades
- Caracterização das tarefas importantes vs prioritárias
- Utilização de check-lists
- Gerir o tempo de trabalho, por turnos
- Melhoria do desempenho

PARTE IV – Liderança, Gestão de Equipas, Conflitos e Stress

MÓDULO 8: Liderança e Trabalho em equipa
- Problemática da liderança
- Estilos de liderança adaptados às equipas
- Comunicação com assertividade na liderança
- Motivação da equipa para um desempenho de excelência
- A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança
- Trabalho em equipa
- Constituição das equipas de trabalho
- Relações de trabalho entre a equipa e com o/a líder
- Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
- O relacionamento dos elementos da equipa
- Organização e condução de reuniões
- Produção de resultados através de reuniões

MÓDULO 9: Gestão de conflitos
- Origem e fontes de conflito
- Como lidar com os desacordos e conflitos
- Consequências dos conflitos
- Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa

MÓDULO 10: Gestão do stress no trabalho
- Fatores de risco do stress: emocionais, sociais, organizacionais
- Sinais e sintomas
- Consequências negativas do stress
- Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
- Como lidar com situações de agonia e sofrimento


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a pessoas ativas empregadas e desempregadas, com habilitações mínimas de 12.º ano de escolaridade.


Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de gerir pessoas nas organizações sociais


Observações

Os/as e-formandos/as deverão ter acesso a computador com colunas de som, microfone, webcam e ligação à Internet.

Possibilidade de pagamentos faseados: 100€ inscrição + 100€ final da segunda UFCD + 80€ no final

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