Sensuum


Especialização em Educação Específica



Área Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Data de início 28/09/2021
Data de fim 17/02/2022
Duração 125 horas
Horário das 19h às 22h30 ou 23h
Local Online (Plataforma E-Academy e ZOOM)
Investimento -


Enquadramento

“Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar”, de acordo com o artigo 74º da Constituição da República Portuguesa, de 2 de Abril de 1976.
Assim, é importante perceber que crianças e jovens com necessidades educativas especiais/específicas são aquelas que, por apresentarem determinadas características, podem necessitar de serviços de educação especial/específicos durante todo ou parte do seu percurso escolar. Tratam de pessoas com características sensoriais, físicas, intelectuais e emocionais que originam dificuldades de aprendizagem e requerem um conjunto de recursos que prestam serviços de apoio especializados.


Conteúdos programáticos

PARTE I – Intervenção Pedagógica em Crianças e Jovens com NEE | 50 horas
(com base na UFCD 9647)

MÓDULO 1: Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
• Principais características
• Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional

MÓDULO 2: Estratégias de desenvolvimento curricular
• Estratégias de intervenção
• Capacidades, expetativas e necessidades
• Ambientes
• Competências a adquirir/desenvolver

MÓDULO 3: Qualidade de vida de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
• Conceito de qualidade de vida
• Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida: contributo de diferentes papéis

MÓDULO 4: Comunicação aumentativa e alternativa
• Diferentes formas de comunicação
• Materiais e produtos de apoio para comunicação diferenciada

MÓDULO 5: Mobilidade, manipulação e acessibilidades
• Acessibilidades física e digital
• Tecnologias/equipamentos de apoio à mobilidade e manipulação


PARTE II – A Rotina Diária de Crianças e Jovens com NEE | 25 horas
(com base na UFCD 9650)

MÓDULO 6: Estratégias interativas com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
• A conquista à participação
• O papel da rotina

MÓDULO 7: Crianças e jovens com dificuldades alimentares
• Necessidades nutricionais específicas
• Condições específicas de saúde (oro-motores)
• Preferências
• Meios de apoio à alimentação

MÓDULO 8: Cuidados de higiene e bem estar para crianças e jovens com mobilidade reduzida
• Técnicas especializadas
• Hidratação
• Posicionamentos, mobilidade e transferência


PARTE III – Educação Inclusiva de Crianças e Jovens com NEE | 50 horas
(com base na UFCD 9649)

MÓDULO 9: Educação inclusiva
• Princípios e valores da educação inclusiva

MÓDULO 10: Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores
• Atividade e Participação
• Deficiência e Incapacidade
• Modelo de funcionalidade e incapacidade

MÓDULO 11: Interação família / equipa educativa / recursos do meio
• Papéis dos diferentes intervenientes
• Importância da sinergia


Destinatários

Esta ação de formação destina-se a pessoas ativas empregadas, com habilitações mínimas de 9.º ano, e pessoas desempregadas, com habilitações mínimas de 12º ano de escolaridade, residentes na região Norte de Portugal Continental.


Objetivos

No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de Intervir de forma holística com crianças e jovens com necessidades educativas específicas.


Observações

Esta ação de formação não tem qualquer custo para o/a e-formando/a.
Nas ações pós-laboral, o/a e-formando/a receberá o valor de 4.77€ por dia de formação assistido, com um mínimo de 3h.

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