Consignação do IRS, uma campanha de angariação de fundos a considerar

Esta altura do ano traz aos portugueses uma obrigação fiscal: o IRS. Aquele que é um dever para os contribuintes, pode representar uma oportunidade para as entidades de cariz social, ambiental ou cultural, através da consignação do IRS. A obtenção de resultados satisfatórios para as organizações varia em proporção direta à energia aplicada na idealização e divulgação de uma campanha de angariação de fundos.

As entidades que podem usufruir deste apoio, são previamente identificadas pela Autoridade Tributária e devem fazer-se conhecer junto do meio onde se inserem. Trabalhar a relação com os doadores é fundamental, mas com que objetivo? Qual é a estratégia?

Cada entidade deverá ser capaz de interpretar a sua situação e identificar aspetos a desenvolver no seu exercício. Feito o diagnóstico, o passo seguinte é sintonizar a motivação dos doadores com as necessidade da entidade. Nesta etapa, a comunicação assume-se como essencial. De forma transparente e objetiva, a entidade deverá expor quais os resultados que se propõe a atingir. Para o efeito, os canais de comunicação a utilizar devem ser diversos. Para cada segmento de público, uma forma diferente de atuar. Se os anúncios nos jornais locais parecem ter sido ultrapassados pelas publicações nas redes sociais, em boa verdade, estas práticas podem co-existir, ou não se caracterizassem os hábitos dos doadores de maneira diferente.

Importa salientar que uma campanha de angariação de fundos só fica concluída quando a entidade presta contas. Quais foram os resultados? As metas foram atingidas? Como é que tal se traduziu na melhoria do exercício da entidade? 

Independentemente da finalidade, nunca é demais salientar: a consignação do IRS é o encaminhamento de uma parte do imposto a favor do Estado para uma entidade. Este donativo não representa custo para o contribuinte e pode marcar a diferença no exercício de uma organização. Não perdendo esta informação de vista, este ano, não perca a oportunidade de trabalhar esta angariação de fundos de forma profissional e empenhada. Torne-se num fundraiser! 

Andreia Moreira

Diretora de serviços na CSPA – Alfena

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