"A vida não desaparece quando a EM aparece."

Quem somos?

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, formada em 24 de Maio de 1999. Atua no âmbito nacional e tem como missão promover a qualidade de vida e capacitar portadores de Esclerose Múltipla (EM) e doentes do foro neurológico, assim como os seus familiares e comunidade através de práticas inovadoras e constante sofisticação dos seus serviços. Assim, contribui para a redução do isolamento social e combate ao estigma da doença. Para isso, conta com uma equipa multidisciplinar que dá resposta à resolução de problemas físicos, psicológicos, familiares, socioeconómicos e jurídico-legais.

Desde 2003 estamos sediados em Valbom – Gondomar num edifício cedido pela Junta de Freguesia em Contrato de Comodato. Aqui realizaram-se obras de reconstrução do edifício para ampliação do espaço de trabalho polivalente, alargando o leque de serviços prestados.

A 19 de Novembro de 2007, celebramos com o Instituto de Segurança Social, I.P. / Centro Distrital do Porto, um Acordo de Cooperação Atípico para a nossa resposta social Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação para Pessoas com Deficiência (CAARPD), acordo este renovado de Dezembro de 2013

Disponibilizamos aos frequentadores do CAARPD, um Serviço de Transporte entre a associação e a sua residência, desenvolvendo na associação um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, de reabilitação física, cognitiva e psicológica.

No presente, encontramo-nos a realizar campanhas de angariação de fundos para a construção da Clínica de Reabilitação/ Lar Residencial em Vila Nova de Gaia num terreno cedido pela Autarquia dessa cidade que nos permitirá acolher doentes de Esclerose Múltipla e foro neurológico, bem como dar Apoio e Descanso ao Cuidador com um espaço destinado a uma permanência temporária dos doentes.

Visão
Ser reconhecidos como uma instituição de referência a nível nacional no apoio aos doentes, bem como dos seus familiares, cuidadores e comunidade em geral com a prestação de um serviço de excelência, promovendo sempre a melhoria contínua.
Objetivos
Publicação semestral de um jornal e organização de seminários/simpósios;
Intervir junto das entidades patronais e sindicatos;
Colaborar ativamente com outras Associações e Entidades Públicas e Privadas;
Colaborar com os serviços de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas, entre outros);
Sensibilizar os laboratórios farmacêuticos para as necessidades de investigação e desenvolvimento de novos medicamentos cada vez mais eficazes;
Promover e dar continuidade a campanhas de intervenção comunitária;
Realizar visitas domiciliárias aos associados que, por motivos de saúde, não podem deslocar-se à asociação
Valores
Empatia
Ética
Respeito
Cooperação
Integridade
Compromisso
Competência
Autodeterminação
Empreendedorismo
Rigor
Qualidade
Investigação
Previous slide
Next slide

O que é a Esclerose Múltipla (EM)?

A Esclerose Múltipla (E.M.) é uma doença crónica, inflamatória, desmielinizante e degenerativa afetando o Sistema Nervoso Central (SNC).

Atinge com maior incidência o género feminino e surge mais frequentemente no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos), apesar de nos dias de hoje a E.M. se comece a manifestar em idades mais precoces e/ou mais tardias.

É uma doença autoimune na qual o sistema imunitário não tem capacidade de diferenciar as células do seu próprio corpo de células estranhas a ele, acabando por destruir os seus próprios tecidos. O principal alvo deste “ataque” é a mielina, uma camada de gordura protetora das fibras nervosas que auxilia na transmissão de informação ao longo do corpo humano.

Quando ocorre um “surto”, formam-se cicatrizes endurecidas que se agrupam formando as conhecidas “escleroses” ou também denominadas “placas”. São afetadas inúmeras áreas do cérebro e da medula espinal pelo que se denomina esta doença de Esclerose Múltipla.

Serviços Prestados

Serviço Social

Intervir nos problemas socioeconómicos, atendimento e acompanhamento social, apoio psicossocial, encaminhamento de situações para serviços competentes e articulação com entidades parceiras, bem como com carácter informativo relativamente aos direitos sociais.

Psicologia

Consultas presenciais e via skype de psicologia individual e em grupo destinadas a doentes, familiares e cuidadores, acompanhamento psicológico aos associados ajudando-os a viver com a patologia, criando estratégias para lidar com a mesma no seu dia-a-dia.

Banco Alimentar contra a Fome

Lutamos contra o desperdício alimentar e temos a honra de sermos uma IPSS associada voluntariamente ao Banco Alimentar Contra A Fome do Porto nas campanhas de recolha a nível nacional e, na distribuição de cabazes de alimentos entregues mensalmente às famílias mais carenciadas e sinalizadas.

Serviço Jurídico

Informar e orientar os associados relativamente a questões gerais de ordem jurídica e os demais direitos e deveres do cidadão com deficiência.

Serviço de Empréstimo de ajudas técnicas

Através da continuidade da implementação do “Projeto Tampinhas”.

Terapia Ocupacional

Identificar e avaliar os desafios funcionais, intervindo em três áreas: actividades da vida diária, produtivas e de lazer.

Serviço de Fisioterapia

Visitas Domiciliárias

Consulta de Nutrição

Consulta de Medicina Chinesa

Projetos de que nos Orgulhamos

Projeto Oficinas de Cuidadores
Este projeto visa promover a empregabilidade dos
desempregados cuidadores e, com isso, melhorar o
acompanhamento que é prestado aos doentes e
ao próprio agregado familiar.
Foram implementadas um conjunto de oficinas para a
formação de competências destinadas aos cuidadores
informais de pessoas com esclerose múltipla, num primeiro
momento, e a outros cuidadores de pessoas dependentes
que tenham interesse em frequentar as oficinas, com o
objetivo de promover a sua integração no mercado de
trabalho e de os dotar de ferramentas para criarem no
futuro o seu próprio emprego.”
Saber mais
Programa
EDP Solidária
Programa Adaptar Social + May 31, 2021 Uma iniciativa da
Fundação EDP à qual a ANEM concorreu e foi galardoada como
uma das vencedoras com o Projecto “Reabilitação Múltipla”
Saber mais
Previous slide
Next slide

Mensagem para quem não nos conhece

Junte-se a nós e fique a conhecer o nosso trabalho em prol dos doentes com EM e doentes do foro mental e seus familiares. Seja Bem- Vindo à nossa associação, um lugar onde partilhamos experiências de vida, conhecimento e esperança.

Juntos Somos Mais Fortes!

-Equipa Associação Nacional de Esclerose Múltipla

Galeria

Contactos Gerais

Redes Sociais

Scroll to Top
Scroll to Top
Chat
1
Scan the code
Olá!
Podemos ajudar?