Sensuum

Quem Somos?

A Associação para o Desenvolvimento de Galegos nasceu da iniciativa de um grupo de amigos, durante uma conversa de café, em Maio de 1999, tendo sido oficialmente fundada por escritura a 10 de Novembro de 1999. Com o nosso foco na promoção e contribuição no desenvolvimento da freguesia de Galegos, os nossos objetivos atuam prioritariamente em matéria de ação social, mas paralelamente contribuímos para o desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e humanitário. Para isso, dispomos de três estruturas muito importantes no apoio à comunidade local, tais como:

Centro de Saúde

Centro Social

Pavilhão Gimnodesportivo

Todos elas de enorme importância para nós. O Centro Social, é sem dúvida aquela que reúne todas as condições e requisitos para a concretização do nosso objetivo principal na prestação de apoio social, marcado pelo excelente funcionamento e qualidade de serviço prestado através das nossas respostas sociais: o Lar de Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche. Atualmente, abrangemos a nível nacional, o nosso serviço ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), e as nossas restantes respostas sociais abrangem a freguesia de Galegos e vizinhança.

A Nossa Missão

A nossa missão é proporcionar aos nossos utentes e associados um acolhimento personalizado de qualidade, que lhes permita o acesso a um bem-estar físico, mental e social, essenciais numa Sociedade Humana e Solidária.

Utentes ERPI

Utentes SAD

Utentes Centro de Dia

0
0
0

Utentes Creche

Total de Utentes

Colaboradores

0
0
0

Acontecimentos de Que Nos Orgulhamos

Temos muito orgulho em termos ganho 2 prémios, em candidaturas a nível Nacional, de relevante destaque, que nos trouxe grandes transformações e nos permitiram chegar ainda mais perto daquilo em que acreditamos ser os nossos ideais, sendo elas: o BPI Seniores e o Prémio Ser Solidário da Brisa. Ambos permitiram à associação ser uma referência no concelho de Penafiel, levando à origem de uma sala de reabilitação motora, uma sala de estimulação multissensorial – Snoezelen e  um Jardim Sensorial direcionado para seniores.

Outro marco importante, foi o nascimento da nossa Loja Social fruto dos vários donativos que foram chegando através de doações dos familiares dos utentes da ERPI e da Creche. Como não tínhamos espaço na instituição, encetamos negociações com a Câmara Municipal e conseguimos o referido espaço com a colaboração da Junta de Freguesia, com a qual estabelecemos um protocolo de cedência das instalações da escola primária, para implementarmos projetos de apoio à comunidade, nomeadamente a Loja Social. Este espaço consiste numa resposta social, que pretende suprir algumas necessidades imediatas das famílias carenciadas, através da criação de um banco de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas, que serão disponibilizados a preços simbólicos. 

Pretendemos promover e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos ou famílias em situação de maior vulnerabilidade social, bem como promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos. Pretendemos que seja um espaço agradável, tranquilo e livre para se escolher o que se precisa.

Desenvolvimento de Projetos

Despertar os Sentidos

O Projeto “Despertar os Sentidos”, visa essencialmente a redução dos défices motores, cognitivos e sensoriais; retardar a perda de autonomia; facilitar a realização das AVD´s (atividades de vida diária) e melhoria significativa da qualidade de vida dos beneficiários do projeto.

A criação de um Jardim Sensorial, permitiu-nos dinamizar atividades regulares com os seniores, quer nas instalações da APDG, quer no domicílio do utente. Este dinamismo entre a comunidade institucional e local proporciona por um lado, momentos de bem-estar e diminui o isolamento em que se encontram essencialmente os utentes de SAD, enquanto por outro lado estimula uma maior autonomia e retarda o envelhecimento.

Maior Autonomia

O Projeto “Maior Autonomia”, tem como principal objetivo a reabilitação motora e estimulação multissensorial para os utentes da instituição e seus associados sinalizados, através de parcerias de cooperação a nível da rede social do concelho de Penafiel.

Este projeto visa a conceção de novos serviços dentro da instituição, através do equipamento de duas salas: uma sala de reabilitação motora e uma sala de estimulação multissensorial – Snoezelen. Com a criação destes espaços, pretendemos atuar na prevenção e consequente melhoria da condição física, cognitiva e sensorial dos idosos, dado o elevado nível de dependência deste grupo aquando a sua integração nas instituições de apoio à terceira idade.  

Planos futuros para a nossa associação

De momento queremos fazer a ampliação da ERPI, com a criação de mais 14 lugares, de forma a tornar esta resposta economicamente sustentável e responder às inúmeras solicitações, nomeadamente aos utentes de SAD e Centro de Dia, que necessitam de um apoio mais permanente e individualizado.

Gostaríamos também de implementar a Metodologia dos Cuidados Humanidade – um complemento aos projetos já existentes.

Galeria

Contactos Gerais

Redes Sociais

Scroll to Top

O software que digitaliza e otimiza processos e comunicações das Entidades Sociais.