
Quem Somos?
A Associação de Desenvolvimento da Vila de Paço de Sousa, inaugurou a 12 Setembro de 2017 o Lar e Centro de Dia Padre Américo.
Com uma estrutura residencial para idosos moderna dispõe de 14 quartos dotados de conforto e comodidade, todos com casa de banho privativa e adaptada, varanda para o exterior, televisão e internet. Com amplo espaço de convívio e refeições, é o ideal para quem queira usufruir de alguma paz e serenidade. Dispomos de uma equipa qualificada e multidisciplinar (médica, enfermeiras, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, animadora sociocultural), cujo objetivo é proporcionar aos utentes uma melhor qualidade de vida num ambiente familiar.
Actualmente dispomos de três respostas sociais: Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário
Missão
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da dignidade humana
Visão
Ser uma instituição de referência no âmbito do apoio social à terceira idade, através do fornecimento de serviços de excelência
Valores
Amizade, entreajuda, solidariedade, ética, profissionalismo, respeito pelo indivíduo, compromisso, inovação e qualidade
A nossa Política de Qualidade
Assumimos o compromisso de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito das respostas sociais de Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário.
Definimos a nossa política com base em:
1 – Satisfazer as necessidades dos nossos clientes, numa prática de permanente desenvolvimento das suas competências de cooperação e de diálogo com todos os sectores da sociedade. Procurando melhorar as condições de vida e proporcionar igualdade de oportunidades para toda a população da comunidade onde está inserida.
2 – Através do envolvimento activo da gestão de topo compromete-se em cumprir os requisitos e de melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
3 – Assegurando elevados padrões de qualidade nos serviços prestados, em conformidade com os requisitos dos clientes e os requisitos técnicos e legais aplicáveis a sua actividade
4 – Proporcionando aos nossos colaboradores um ambiente interno que promova a sua satisfação pessoal, disponibilizando os meios e os recursos necessários para o desempenho das suas funções. Investindo na sua formação profissional para que se tornem colaboradores envolvidos e empenhados em atingir os objectivos da Instituição.
5 – Criando com os fornecedores, parceiros ou outras entidades externas relações que tenham por base os princípios da Qualidade.
6 – Melhorando continuamente a eficácia da nossa Instituição, monitorizando e medindo os nossos processos.
7 – A política da qualidade visa a implementação de um clima organizacional potenciador da melhoria contínua dos serviços aliado á satisfação de colaboradores, clientes e fornecedores.
O envolvimento de todos os que directa e indirectamente se relacionam com a ADVPS tem um papel decisivo no alcançar deste novo desafio.
Contamos com todos!
Utentes ERPI
Utentes SAD
Utentes Centro de Dia
Colaboradores
As Nossas Respostas Sociais
Estrutura Residencial par Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
É uma resposta social que se destina a habitação de pessoas com 65 anos ou mais, que por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não podem permanecer na sua habitação. Contudo também podemos acolher pessoas adultas, de idade inferior a 65 anos, desde que sejam em situações devidamente justificadas. Esta resposta tem capacidade para 28 utentes.
Esta resposta funciona todos os dias, 24h por dia prestando variados serviços como: alojamento; alimentação, cuidados de higiene, entre outros.
Centro de Dia (CD)
É uma resposta social de apoio à Terceira Idade que está integrada na obra social existente. Procuramos dar resposta às necessidades das pessoas idosas, numa perspetiva de abertura e em ligação com a comunidade. Esta resposta permite a manutenção das pessoas idosas no seu seio sociofamiliar, facilitando a sua integração social. Permite, também, que o idoso permaneça, o maior tempo possível, no seu meio habitual de vida, retardando e invertendo a tendência do internamento, como única resposta possível.
Esta resposta funciona de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 18h00, prestando serviços como: atividades socioculturais, alimentação, transporte, entre outros.
Serviço Apoio Domiciliário (SAD)
Esta Resposta Social é organizada para pessoas que se encontrem em situação de dependência, que responde à satisfação de necessidades básicas e específicas, apoiando nas atividades da vida diária. Esta resposta funciona sete dias por semana, entre as 8h00 e as 19h00, e comtempla vários serviços como: fornecimento de refeições; higiene pessoal; tratamento de roupas entre outras.
Estes serviços são prestados no domicílio do utente com vista à promoção da autonomia e à prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento.
APOIO À COMUNIDADE
A missão das IPSS’s concretiza-se através na prestação de serviços e outras iniciativas de promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades.
Nesta ótica no ano de 2014 foi criado um gabinete de proximidade com a comunidade, com o objetivo de acompanhar as famílias em situação de maior vulnerabilidade. Através do protocolo com o Núcleo Local Inserção de Penafiel acompanhamos as famílias beneficiárias da prestação de rendimento social de inserção, assim como a fazer acompanhamento psicossocial, entre outras ações.
Através do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito do Plano Municipal Solidário, acompanhamos e encaminhamos para a Unidade de Ação Social e Saúde, as famílias/ utentes que careçam de ajudas relativas ao Banco Municipal de Bens e Ajudas; Serviço de Pequenas Reparações Domésticas e Voluntariado de Proximidade, entre outras atividades.
Outra das áreas de intervenção passam pela infância e juventude / comunidade, pelo que somos parceiros da CPCJ de Penafiel (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) e do NLI (RSI) , que neste momento acompanhamos 20 processos RSI e 15 CPCJ, sendo a maioria da nossa vila e os restantes de freguesias vizinhas.
Projetos de Que Nos Orgulhamos
Certificação de Qualidade
Neste esforço contínuo de melhoria o Lar e Centro de Dia Padre Américo obteve em Setembro de 2020 a primeira Certificação da Qualidade, pela norma ISO 9001, nas três respostas sociais, Estrutura Residencial para a Pessoa Idosa (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, sendo o primeiro Lar certificado do concelho de Penafiel.
Fomos desafiados em menos de um ano a elaborar o processo de implementação do Sistema de Qualidade, segundo a norma ISO 9001, e mesmo em tempos de pandemia, com muito empenho, esforço e dedicação de todos os envolvidos, hoje temos certificadas as nossas três respostas sociais: a Estrutura Residencial, o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário!
O Lar e Centro de Dia Padre Américo apresenta um sistema de gestão da qualidade estruturado em conformidade com os requisitos aplicáveis, tendo uma preocupação constante com a melhoria contínua e o aumento da satisfação dos seus utentes/clientes.
Esta certificação é um reconhecimento externo do profissionalismo e da dedicação de todos os órgãos sociais, direção técnica e colaboradores no compromisso com a qualidade assumida!
Este é um momento que não pode deixar de nos orgulhar uma vez que vemos reconhecidos os elevados padrões de qualidade dos serviços que prestamos a todos os nossos utentes, clientes e à comunidade!
Assumimos o compromisso de querer fazer sempre mais e melhor!!!
Objetivos a Concretizar
Obter os acordos de cooperação nas nossas respostas sociais, pois trabalhamos sem qualquer ajuda parte da Tutela.
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