O facto do Dia Mundial da Alimentação ser celebrado em Outubro, remete-nos a refletir sobre a alimentação mais adequada nesta época que se aproxima tão característica das gripes e constipações. 

Para prevenir este tipo de doenças de origem infeciosa é importante reforçar o nosso sistema imunitário. 

Não há muita evidência científica sobre a relação direta entre alimentação e o reforço das nossas defesas. No entanto, sabemos que um estado nutricional favorecido contribui fortemente para um sistema imunitário otimizado. 

Uma alimentação saudável, com um adequado equilíbrio energético e rica em vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, zinco, selénio, omega 3, fibras e probióticos, pode fazer a diferença. 

O segredo está em escolher alimentos frescos e naturais sempre que possível. Devemos então preferir legumes, frutas, oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, sementes…) , peixe gordo e produtos fermentados, como iogurtes ou kefir, em detrimento dos produtos industrializados pobres em nutrientes e ricos em calorias vazias. Assim, alimentos como produtos de pastelaria, charcutaria, refeições pre-confecionadas e refrigerantes devem ser reservados para ocasiões excepcionais. 

E claro, nunca descurar a ingestão de água, como bebida principal. 

 

Lembre-se, a sua saúde é valiosa e mais vale prevenir!

 

Drª Vera Bessa

Nutricionista