Sensuum

14 de Dezembro - Dia do Nutricionista em Portugal

Hoje comemoram-se 10 anos da criação da Ordem dos Nutricionistas em Portugal, após 35 anos de existência da profissão de nutricionista e 55 anos da profissão de dietista, sem ordem. Este passo foi de extrema importância, tendo a Ordem como missão regular a profissão de nutricionista e elaborar normas técnicas e deontológicas, de forma a assegurar os direitos dos cidadãos a uma nutrição de qualidade.

Segundo a Ordem, “o nutricionista é um profissional de saúde que dirige a sua prática em torno do bem-estar e da saúde da população, sendo inegável o seu valor e a sua função social”. E, apesar de uma história ainda curta, esta profissão tem vindo a crescer, tornando-se reconhecida por instituições, empresas e pela população em geral.

No entanto, a literacia alimentar em Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer. Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2017), mais de metade dos portugueses não cumpre a recomendação da Organização Mundial de Saúde de consumir mais de 400 g/dia de fruta e produtos hortícolas, consome gorduras saturadas acima do recomendado e apresentam um consumo muito elevado de sal e de bebidas alcoólicas, principalmente os cidadãos mais idosos. Além disso, a prevalência de pré-obesidade é de 34,8% e de obesidade é de 22%, o que são números preocupantes.

Realça-se que a atuação do Nutricionista não se limita ao tratamento do peso excessivo, mas atinge várias áreas da saúde humana, contribui para a melhoria de diversas patologias e atua em diversos sectores (clínica, comunitária, restauração, desporto, indústria…).

É inegável que os maus hábitos alimentares são um dos principais determinantes da perda de anos de vida saudável. Assim, é de reforçar a importância da promoção da literacia alimentar da população para a realização de melhores escolhas alimentares.

Para isso, podemos sempre contar com os nutricionistas, como os profissionais mais competentes nas questões alimentares e nutricionais ligadas à saúde.

Se tem dúvidas acerca da sua alimentação ou se tem problemas de saúde que requerem cuidados alimentares mais específicos, não hesite em consultar-se com um nutricionista.


Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Scroll to Top

Newsletter

Receba informação atualizada sobre a Sensuum e os apoios em curso.

*Caso já se tenha subscrito à nossa Newsletter, não irá aparecer o Formulário.
Obrigado pela preferência!*